Você já ouviu falar em planejamento de tributos para o transporte de cargas? Qual a sua importância e contribuição para a redução de custos com impostos nas operações logísticas que cortam o país?
Neste conteúdo, a Perseto Contabilidade apresenta alguns detalhes importantes sobre o planejamento tributário para transportadoras, vale a pena conferir e descobrir uma alternativa eficaz para reduzir custos e aumentar a competitividade da sua empresa no mercado.
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário é uma forma legal que as empresas possuem para redução da carga tributária.
Em geral, com o auxílio de contadores e uma consultoria contábil especializada, a empresa estuda a legislação tributária brasileira para definir o melhor regime tributário para os seus negócios, ou seja, aquele que garante maior economia.
Além disso, estuda-se possíveis benefícios e créditos fiscais ao qual a empresa possa fazer uso para diminuir legalmente a margem de contribuição sobre as suas operações.
Quais são os tributos sobre o transporte de cargas?
As empresas que atuam em atividades de transporte de cargas precisam contribuir mensalmente com uma série de tributos, dentre os quais, podemos destacar:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
- PIS – Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- ISS – Imposto sobre Serviços.
Por sua vez, esses impostos estão presentes em três opções de regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Mas afinal, qual a diferença entre cada regime e qual a importância da escolha correta no planejamento de tributos para o transporte de cargas?
Na prática, apesar de levar em consideração os mesmos impostos, cada regime possui a sua sistemática própria de apuração e alíquotas.
O Simples Nacional, por exemplo, calcula os impostos com base no faturamento da empresa, o Lucro Presumido, com base na presunção de lucros e o Lucro Real com base no lucro líquido das empresas.
Planejamento de tributos para o transporte de cargas
Você que chegou até aqui, certamente já percebeu que existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração no planejamento de tributos para o transporte de cargas, não é mesmo?
É exatamente em função destes múltiplos fatores que as empresas que não investem no planejamento tributário acabam pagando mais impostos que o necessário, perdendo margem de lucro e poder de competitividade.
Para que você entenda a importância do assunto, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que 95% das empresas brasileiras pagam impostos a maior.
Esperamos que a sua empresa não faça parte dessas estatísticas, e é exatamente por isso, que reforçamos a importância do planejamento de tributos para o transporte de cargas.
Deseja saber mais sobre o assunto e elaborar um estudo para redução da margem de contribuição sobre as operações de transporte da sua empresa?
Conte com o time de consultores especializados em planejamento tributário da Perseto Contabilidade
Entre em contato conosco para saber mais e conhecer os nossos serviços.